ATM Logo
Cédula da nota de 100 pesos argentinos com o rosto de Evita Perón

Qual é a moeda usada na Argentina e como conseguir o melhor câmbio?

A moeda argentina é o peso argentino e, devido à desvalorização da moeda, o país tem sido escolhido como destino de viajantes econômicos. No Brasil, alia-se o custo baixo e a ausência de necessidade de visto para entrar no país. Assim, os viajantes brasileiros encontram um destino interessante e internacional sem desembolsar muito.

A Argentina teve várias moedas oficiais e não é a primeira vez que o peso argentino está na história econômica do país. Essa e outras curiosidades serão exploradas nesse post sobre a moeda usada na Argentina. Também tem dicas de como usar bem o dinheiro na sua viagem e onde encontrar o melhor câmbio de peso argentino.

O dinheiro argentino pode ser levado em papel moeda ou compre crédito e transfira para um cartão pré-pago. Existem variações de valores nas taxas administrativas e IOF. Para ter uma ideia de orçamento, clique aqui e faça a cotação on-line de peso argentino. Agora, confira mais informações sobre a moeda argentina e como conseguir o melhor câmbio.

Veja nesse post:

Obelisco de Buenos Aires na Argentina situado na Avenida 9 de Julio
Reprodução: Unsplash

Qual é a moeda da Argentina?

A moeda Argentina é o peso argentino (ARS) e está em circulação desde 1992. O símbolo usado para representar a moeda oficial da Argentina é o $. Apesar de ser possível realizar o câmbio dessa moeda no Brasil, nem sempre vale a pena, por isso, é preciso pesquisar. 

No geral, os viajantes costumam levar uma parte do dinheiro em peso argentino e uma parte em reais. Assim, têm em mãos o dinheiro local para as primeiras necessidades. E, realizam outras trocas na Argentina. Contudo, vale lembrar que: se sua viagem é rápida, o melhor é sair do Brasil com o dinheiro trocado, para economizar tempo.

Compre Pesos Argentinos Com a ATM Brasil. Faça Sua Cotação Clicando Aqui.

O que é melhor levar para a Argentina? Peso, real ou dólares?

O fato de o peso argentino não estar tão valorizado, levanta questionamentos sobre qual dinheiro levar para a Argentina. Quanto vale o peso em relação ao real? É melhor levar reais? A Argentina só aceita dólar? A verdade é que dependerá do seu estilo de viagem e do destino na Argentina. 

Em Buenos Aires, a capital argentina, pontos turísticos e comércios costumam aceitar peso, real e dólares. Nesses casos, os estabelecimentos definem a taxa de câmbio que será usada, por isso, os valores podem ser mais flutuantes. Além disso, tenha em mente que independente da escolha de qual moeda usará para pagar, o troco será em pesos argentinos. As cidades menos turísticas são menos flexíveis, por isso, também é bom ter peso argentino.

É curioso o fato de algumas notas fiscais informarem os valores nas três moedas: reais, dólar e peso argentino. Na ATM Brasil você confere a cotação do dia para peso argentino e dólar americano.

Compre Pesos Argentinos ou Doláres Com a ATM Brasil. Faça Sua Cotação Clicando Aqui.

O Real é aceito na Argentina?

Depende da cidade argentina, as mais turísticas costumam aceitar, mesmo em Bariloche, que tem uma tendência para o dólar. As transações de reais para pesos argentinos podem acontecer diretamente nos estabelecimentos, neste caso, o local escolhe o câmbio. Ainda existem as casas de câmbio e bancos. 

O mercado informal também é bastante comum na Argentina, o dólar blue, ou dólar paralelo, tem o atrativo de ser quase 60% mais barato. Contudo, a compra é mais arriscada, inclusive pelo risco de adquirir notas falsas e você não tem a quem recorrer. Você pode levar um pouco de real e um pouco de peso argentino para as despesas iniciais. Na ATM Brasil você confere os valores de peso argentino on-line.

Compre Pesos Argentinos Com a ATM Brasil. Faça Sua Cotação Clicando Aqui.

Qual a moeda mais valorizada? Real ou Peso Argentino?

A moeda brasileira, isto é, o real, é uma das moedas mais valorizadas na América do Sul. O fato de o real estar valorizado, em comparativo a países como Argentina, Chile e Colômbia, é um grande atrativo para viajantes brasileiros. A moeda argentina teve uma desvalorização, em relação ao real, de cerca de 28% em 2021, segundo dados da Travelex Confidence. No mesmo ano, o peso argentino foi considerado a segunda moeda mais desvalorizada no mundo.

Notas de 100, 50, 20, 5 e 2 reais brasileiros
Reprodução: Pixabay

Como conseguir o melhor câmbio?

Para encontrar o melhor câmbio é preciso pesquisar, você pode começar pelo site do Banco Central. O banco é uma das principais referências para saber o câmbio do dia de diversas moedas estrangeiras. Normalmente, os bancos, casas de câmbio e empresas financeiras não saem muito dos valores apresentados pelo Banco Central. Contudo, é preciso ficar de olho, atenção às taxas administrativas e o tipo de serviço oferecido.

Compre Pesos Argentinos Com a ATM Brasil. Faça Sua Cotação Clicando Aqui.

Onde fazer o melhor câmbio?

O melhor câmbio é aquele que a taxa administrativa não é abusiva e você tem acesso a um bom serviço. Verifique se a casa de cotação, ou empresa financeira, oferece opções para entrega da moeda estrangeira. Na ATM Brasil você compra peso argentino com câmbio competitivo e recebe o dinheiro em casa ou no trabalho. O valor mínimo de peso argentino para compra on-line é de AR$ 5.000. 

Não deixe de conferir se a empresa que for comprar o peso argentino te dâ opção de atendimento à distância. Assim, você fica tranquilo caso precise realizar transações quando estiver na Argentina.

Compre Pesos Argentinos Com a ATM Brasil. Faça Sua Cotação Clicando Aqui.

Dicas para usar bem o seu dinheiro na Argentina

Não é porque a Argentina tem uma moeda desvalorizada que você deixará de lado o planejamento de viagem. Para gastar mais do quê o orçamento permite, se organize e considere algumas dicas para usar bem o seu dinheiro na Argentina.

Pesquise sobre o transporte público da cidade

As cidades turísticas na Argentina não são muito complexas para realizar os passeios. Contudo, identifique o que cada uma tem a oferecer aos turistas. Em Buenos Aires, por exemplo, existem passeios econômicos em ônibus turísticos.

Além disso, você não precisa ficar gastando com táxi, a cidade tem uma rede de ônibus e metrô eficiente. Com certeza economizará bastante. Já Mendoza, você precisará alugar um carro, então, elabore um roteiro e coloque tudo na ponta do lápis para evitar surpresas.

Ônibus vermelho circulando pelas ruas de Buenos Aires na Argentina durante o dia
Reprodução: Unsplash

Atenção ao pagamento nos táxis

As corridas de táxis precisam ser combinadas antecipadamente e, esteja atento no momento do pagamento. Alguns viajantes relataram confusão no pagamento e perderam dinheiro nessa transação. Se tiver dificuldades em conversar em espanhol, o melhor, é evitar esse tipo de transporte.

Táxi na cor amarela com placa de publicidade no capô do veículo andando por ruas de grande cidade durante a noite

Ingressos e entradas promocionais

Os atrativos turísticos costumam oferecer ingressos promocionais, por isso, não deixe de pesquisar nos sites oficiais. Até as estações de esqui em Bariloche podem oferecer boas promoções. Em alguns casos, as promoções são oferecidas para compras on-line e antecipadas. Para esses casos, você pode usar o cartão pré-pago com moeda argentina para comprar os ingressos. 

Faça lanches leves e economize para refeições especiais

A gastronomia na Argentina é saborosa e precisa ser provada, mas não significa que você precisa comer apenas nos lugares famosos e caros. Existem bons achados com valores melhores, dê uma oportunidade! Outra dica é: faça lanchinhos rápidos. Vá em um mercado e compre comidas para beliscar enquanto passeia. Assim, você aproveita melhor os passeios e economiza para um almoço ou janta em um lugar diferente.

Menina de poucos anos de idade chupa sorvete em Buenos Aires na Argentina
Reprodução: Unsplash

Guloseimas locais

Ainda falando em comida, evite gastar dinheiro com marcas de alfajores, sorvetes, doces de leite e outras guloseimas famosas. Aproveite para descobrir marcas locais e comidas realmente típicas. Além de economizar, poderá voltar ao Brasil compartilhando sobre experiências diferenciadas. 

Doce de chocolate com chantily sendo servido em restaurante argentino
Reprodução: Unsplash

A experiência do show de Tango

Se for para Buenos Aires, descobrirá uma infinidade de opções de show de Tango. Novamente, os mais famosos tendem a ser os mais caros, o que não significa que são os melhores. Por isso, pesquise bem, para encontrar um que não estrangule o seu orçamento. O bacana é que, normalmente, eles incluem o jantar completo e transfer.

Casal dança tango argentino em salão
Reprodução: Unsplash

Pesquise o melhor câmbio

Ao organizar a sua viagem com antecedência você consegue pesquisar com tranquilidade para encontrar o melhor câmbio. Na ATM Brasil você acompanha o câmbio do dia com as informações claras sobre todas as taxas envolvidas. Aproveite para organizar o seu plano financeiro de viagem, assim, visualiza o quanto de dinheiro em papel precisa levar. 

Encontre o Melhor Câmbio de Pesos Argentinos na ATM Brasil. Faça Sua Cotação Clicando Aqui.

Economize na passagem aérea

Planeje a sua viagem com antecedência e use um comparador de passagens aéreas para encontrar as melhores opções de voos. No momento de realizar orçamento de passagens, mude as datas. Às vezes, um ou dois dias para frente, ou para trás, alteram bastante o valor da passagem. A dica aproveitar os voos na baixa temporada. 

Homem adulto sentado em cadeira num aeroporto com as pernas repousadas mala observa um avião levantando voo
Reprodução: Unsplash

Comparadores de valores

Usar os comparadores de valores para encontrar uma acomodação e o seguro de viagem poderá fazer grande diferença na conta final. Por meio deles, você visualiza os melhores custo-benefício para o seu perfil de viajante e orçamento. Na Seguros Promo você consegue visualizar, lado a lado, até 4 coberturas distintas. Já no booking.com, você pode visualizar a distância da acomodação em relação aos pontos turísticos. 

Curiosidades sobre a moeda Argentina

A moeda na Argentina teve seus bons momentos, quando o peso argentino entrou em vigor, tinha o valor igual ao do dólar. Entretanto, os problemas políticos e econômicos no país atrapalharam a estabilização da moeda, que desvaloriza desde 2002. Confira mais detalhes sobre a moeda argentina:

Um pouco sobre a história a moeda Argentina

Apesar do histórico de desvalorização da moeda argentina, quando a moeda entrou em vigor, a cotação era bastante próxima ao dólar. A moeda está em contínua desvalorização desde 2002. Antes de ser conhecida como peso argentino, a moeda já foi denominada real argentino, ainda no século XIX foi substituído por peso argentino. Porém, as crises políticas e financeiras fizeram a Argentina instituir o Austral (1985). A ausência de resultados positivos para salvar a economia trouxeram de volta, em 1992, o peso argentino como moeda oficial da Argentina. 

Duas notas de 100 pesos argentinos com o rosto de Evita Perón
Reprodução: Pixabay

Moedas Argentinas e seus valores

Na Argentina você encontrará moedas e notas de peso argentino. As notas mais comuns são nos valores de $ 5, $ 10, $ 20, $ 50, $ 100, às vezes, é possível encontrar nota de $ 2. Em menor quantidade é possível encontrar notas no valores de $ 200, $ 500. Devido à dinâmica das moedas, é possível encontrar mais de uma versão de uma mesma moeda. As moedas mais comuns no país são de $ 1 e $ 2 pesos argentinos, além das de 25 e 50 centavos. As moedas de 1, 5 e 10 centavos quase não são mais usadas. 

As notas possuem personagens históricos argentinos e paisagens naturais, nas moedas, árvores enfeitam as moedas. Confira os personagens nas notas de peso argentino: 

  • Bartolomé Mitre (nota de 2 pesos);
  • José de San Martin (nota de 5 pesos);
  • Manuel Belgrano (nota de 10 pesos);
  • Juan Monoel de Rosas (nota de 20 pesos);
  • Domingo Faustino Sarmiento (nota de 50 pesos);
  • Julio Argentino Roca (nota de 100 pesos).
Notas e moedas de peso argentino
Reprodução: Pixabay

Perguntas Frequentes

Qual é a moeda argentina?

A moeda argentina é o peso argentino, o símbolo usado é o $. Clique aqui e confira mais detalhes sobre a moeda oficial da Argentina.

Levar real ou dólar para Argentina?

O real e o dólar são moedas bem aceitas nas cidades argentinas, principalmente as mais turísticas como Buenos Aires e Bariloche. Clique aqui e saiba mais.

O que é dólar blue?

Dólar blue é o dólar paralelo usado nas transações cambiais na Argentina no mercado informal. O câmbio é atraente por ser mais barato, portanto, é também mais arriscado. Clique aqui e saiba onde realizar o melhor câmbio de peso argentino.

Qual a melhor forma de levar dinheiro para a Argentina?

Você pode levar dinheiro em papel moeda ou cartão pré-pago, ambos serão aceitos. No cartão pré-pago você tem uma segurança extra e dá para levar valores maiores. No caso do papel moeda há a praticidade nas transações. Clique aqui e saiba mais.

O real vale mais do quê o peso argentino?

O peso argentino está em desvalorização, por isso, o real vale mais do quê a moeda argentina. Contudo, tenha cuidado quando fizer seu planejamento para a Argentina, para evitar valores abusivos. Clique aqui e confira dicas para usar bem o seu dinheiro na Argentina.

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *