ATM Logo
moeda da suica franco suico

Qual é a moeda usada na Suíça e como conseguir o melhor câmbio?

A Suíça é um país europeu fora da União Europeia, então a moeda da Suíça não é o Euro, mas sim o Franco Suíço. O país possui uma localização estratégica no centro da Europa, fazendo fronteira com países como França, Itália e Alemanha. É um dos países mais caros da região e possui lindos lugares para você visitar. 

Além disso, se realizar um planejamento de viagem estratégico, você consegue passear gastando menos. Tem cartões de desconto para turistas, bicicleta com locação gratuita e até água potável para beber de grátis. Confira o nosso post sobre a moeda da Suíça e dicas extras para a sua viagem.

Veja nesse post:

franco suico real brasileiro euro para dolar valor | moeda da suíça
Reprodução: Unsplash

Qual é a moeda da Suíça?

A moeda oficial da Suíça é o Franco Suíço (CHF), representado pelo símbolo Fr. O franco é dividido em 100 cêntimos, conhecidos como ‘rappen’. 

Tenha em mente que, apesar das cidades divulgarem alguns valores em Euro, eles aceitam o Franco Suíço. É um hábito colocar o valor em euro para efeito comparativo. Alguns estabelecimentos aceitam o euro, mas não são obrigados. As cidades como Genebra e Zurique costumam ter mais lugares que aceitam o euro. Contudo, vale lembrar que o troco será em franco suíço.  

Como conseguir o melhor câmbio?

Durante a organização de uma viagem, encontrar o melhor câmbio é um dos desafios. Para isso, invista em pesquisas constantes, utilize a facilidade da internet para consultar casas de câmbio, corretoras e bancos. Na ATM Brasil, por exemplo, você consegue visualizar online o câmbio do dia. Inclusive, o valor da compra do franco suíço. 

Além desta opção, também pode usar o Banco Central do Brasil como referência, basta baixar o aplicativo Câmbio Legal (Google Play e IOS). Assim, visualiza não apenas o câmbio do Franco como também de outras moedas estrangeiras como o euro e o dólar.

Faça Câmbio de Franco Suíço Com a ATM Brasil. Clique Aqui.

Onde fazer o melhor câmbio?

Ao somar o bom valor do câmbio com uma taxa administrativa baixa, você garante uma boa economia. E, assim, consegue fazer um bom câmbio. Na ATM Brasil é exatamente isto que encontra. Além desta economia, a ATM Brasil oferece facilidades nas transações e nas retiradas do dinheiro. Em algumas situações, você pode escolher pelo delivery ou saque em caixa eletrônico. 

A ATM Brasil tem câmbio de Franco Suíço com valor competitivo no mercado, além disso, você pode mesclar a compra com o euro. É uma forma de ter um pouco das duas principais moedas para sua viagem pela Europa.

Faça Câmbio de Franco Suíço Com a ATM Brasil. Clique Aqui.

Dicas para usar bem o seu dinheiro na Suíça

A Suíça é um dos países mais caros para se viver, então, quando estiver viajando, considere alguns cuidados para economizar. Acredite, é possível, isto porque o país oferece algumas comodidades, nas principais cidades, que ajudam a baratear alguns custos. Por exemplo, o fornecimento gratuito de água potável. Também tem um cartão especial para uso em transporte público e alguns passeios com valor promocional. 

Confira agora algumas dicas para usar bem o seu dinheiro na Suíça:

Use metrô e trens

O transporte público na Suíça é bem desenvolvido, dá para passear pelas cidades, ou ainda pegar um trem para explorar o país. Uma das formas de economizar nos passeios é adquirir o Swiss Travel Pass. Com este bilhete, você consegue viajar por todo o país de trem, ônibus e barco. 

E, se você tiver menos de 25 anos, ainda recebe desconto de 30% ao comprar o bilhete. Crianças menores de 6 anos, acompanhadas por um titular do passe, não pagam. Para completar, o passe dá direito a entrada gratuita em mais de 500 museus.

Os valores mudam com base na quantidade de dias que a viagem irá durar:

  • 3 dias consecutivos: CHF 232 (2ª classe) ou CHF 369 (1ª classe)
  • 4 dias consecutivos: CHF 281 (2ª classe) ou CHF 447 (1ª classe)
  • 6 dias consecutivos: CHF 359 (2ª classe) ou CHF 570 (1ª classe)
  • 8 dias consecutivos: CHF 389 (2ª classe) ou CHF 617 (1ª classe)
  • 15 dias consecutivos: CHF 429 (2ª classe) ou CHF 675 (1ª classe)
metrô em santiago chile horario | moeda da suíça
Reprodução: Unsplash

Use a bicicleta gratuita

Outra ótima alternativa de economizar na sua viagem é usar as bicicletas. Em Zurique, você consegue alugar bicicletas de forma gratuita, será cobrado apenas um caução. Para isso, basta mostrar o seu passaporte em algum ponto do Züri rollt. Em Genebra, o empréstimo gratuito é realizado pela Genèveroule.

andando de bicicleta | moeda da suíça
Reprodução: Unsplash

Aproveite as atrações gratuitas

Aproveite as atrações gratuitas em Zurique, dá para ir ao Museu Zoológico, ao Jardim Botânico e até visitar uma coleção arqueológica. Além destas opções, alguns museus são gratuitos em dias específicos da semana, como o Museu Kunsthaus, grátis às quartas. Mas, para além das atrações gratuitas, você pode adquirir um cartão com descontos para visitar os lugares, além do uso ilimitado do transporte público. É o ZurichCard.

Já em Genebra, conheça a Catedral de São Pedro de Genebra. E, por lá, também tem um cartão para o turista poder visitar mais de 55 atrações gratuitas ou com desconto. É o Geneva City Pass. Os valores são definidos pela quantidade de horas que deseja usá-lo.

museu de arte kunsthaus zurich | moeda da suíça
Museu Kunsthaus – Reprodução: Tripadvisor

Não compre água

Pode parecer besteira, mas quando você fecha a conta, a compra de água para beber faz diferença no orçamento de um viajante. Então, na Suíça, fique atento. Leve a sua garrafinha para usar como refil de água. Isso mesmo, as principais cidades do país têm fontes de água potável e própria para consumo espalhadas em pontos estratégicos. Assim, você pode encher sua garrafinha de grátis.

garrafa de agua
Reprodução: Unsplash

Economize nas refeições

Uma refeição na Suíça pode não ser muito barata, então, se deseja economizar neste quesito, use e abuse dos mercados. Redes de mercado como Coop e Migros costumam oferecer refeições prontas para consumo imediato por um bom preço. E, se quiser provar chocolates, vá até o mercado Denner, vira e mexe tem promoções. 

Outra alternativa para economizar nas refeições é investir em uma acomodação com cozinha. Assim, você prepara sua própria refeição. Mas, atenção aos valores das diárias, caso contrário, é o famoso trocar seis por meia dúzia.

E lembre-se de planejar um orçamento que considere a ida a restaurantes locais, para enriquecer sua experiência cultural. Apenas se lembre que os restaurantes exigem uma consumação mínima de, pelo menos, 15 francos, para pagamentos no cartão de crédito.

Mulher com celular na mão, mochila vermelha nas costas e máscara no rosto escolhe produtos no supermercado, ela se encontra no corredor de alimentos
Reprodução: Unsplash

Leve dinheiro e cartão

As principais cidades da Suíça aceitam cartão de crédito, então pode ser uma boa ideia ter ele em mãos. Porém, as cidades menores costumam ter preferência para o dinheiro em papel. E, na hora de comprar Franco Suíço, você notará que há diferença nos valores, devido aos impostos. Por isso, equilibrar entre dinheiro em papel-moeda e cartão de crédito é a melhor opção. 

cartao de credito online aprovado na hora itau visa mastercard nubank
Reprodução: Unsplash

Compras Tax Free

Na Suíça você não paga imposto sobre o valor agregado, no país, ele é de 7,7%. Além disso, os viajantes estrangeiros podem solicitar reembolso em compras de mais de CHF 300,000. Para tanto, o viajante precisa deixar o país dentro de 30 dias. Para mais informações sobre como funciona o reembolso clique em Shop Tax Free.

compras argentina bariloche
Reprodução: Unsplash

Gorjeta Inclusa

A gorjeta na Suíça não é obrigatória, pois já está inserida no valor final do produto, ou consumação. Sendo assim, não é um valor que você precisa considerar em seu orçamento. Agora, se você deseja dar uma gorjeta extra, lembre de calcular. 

Troque as notas grandes de euro

Caso esteja levando euro, troque as notas grandes assim que tiver oportunidade. Não são todos os estabelecimentos que aceitam euro, e quando aceitam, o troco é em Franco Suíço. Ao trocar na primeira oportunidade, você já garante seu bolso com a moeda local, facilitando os demais pagamentos durante o passeio. E, lembre-se, na Suíça a moeda é bastante usada, tenha sempre algumas em mãos.

comprar euro urgente | onde comprar euro mais barato | como comprar euro no brasil
Reprodução: Unsplash

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório e, mesmo que não fosse, você precisa estar protegido durante a sua viagem. Pense que qualquer emergência médico-hospitalar será cobrada em francos suíços. O custo é elevado! Por isso, é melhor garantir um bom seguro viagem.

Homem adulto sentado em cadeira num aeroporto com as pernas repousadas mala observa um avião levantando voo
Reprodução: Unsplash

Curiosidades sobre a moeda da Suíça

Um pouco sobre a história a moeda da Suíça

A moeda oficial da Suíça, o Franco Suíço, surgiu no século XIX, quando a antiga moeda, conhecida por cantões, passou por uma unificação. O processo aconteceu em 1850 e modificou a economia do país. A mudança foi considerada necessária porque não estava mais sendo viável lidar com mais de 800 moedas diferentes. Todas elas circulavam legalmente na economia da Suíça.

A nova moeda recebeu o nome de Schweizer Franken, em alemão, em francês é o Franc Suisse. Porque, inicialmente, a moeda tinha como referência o franco francês.

Moedas da Suíça e seus valores

A moeda da Suíça, assim como real, é separada em 100 centavos, conhecido como centimes. As cédulas de franco suíço são: 10, 20, 50, 100, 200 e 1.000. Já as moedas são de 5, 10, 20 e 50 centimes (rappen) e de 1, 2 e 5 francos. E, não ignore as moedas, elas são muito importantes, inclusive, usadas para pagar os banheiros públicos.

As cédulas de franco suíço estão passando por uma mudança, então já é possível ver novas moedas em circulação. Elas possuem uma coloração bastante parecida com o euro. É curioso observar que todas possuem a ilustração de uma mão na parte frontal e expressão alguns elementos que refletem na expertise científica da Suíça. 

Confira mais detalhes sobre como é a nota de franco suíço:

  • A nota de 10 CHF: tem cor amarela e expressa o tempo na ilustração;
  • A nota de 20 CHF: tem cor vermelha e expressa a luz na ilustração;
  • A nota de 50CHF: tem cor verde e expressa o vento na ilustração;
  • A nota de 100 CHF: tem cor azul e expressa a água na ilustração; 
  • A nota de 200 CHF: tem cor marrom e expressa a matéria na ilustração; 
  • A nota de 1000 CHF: tem cor roxa e expressa a linguagem na ilustração.

Perguntas Frequentes

Quanto se gasta em média, por dia, na Suíça?

Depende do destino, em Zurique, por exemplo, uma pessoa pode gastar uma média diária de 194CHD, algo em torno de R$1.064. Clique aqui e saiba mais

Qual a moeda da Suíça?

O Franco Suíço é a moeda da Suíça. Apesar de estar na Europa Central, o país não aderiu ao euro para sua economia. Clique aqui e saiba mais.

Levar euro ou franco suíço para a Suíça?

É melhor levar franco suíço, o euro pode ser aceito por alguns estabelecimentos, mas não é obrigatório. Além disso, caso aceitem, o troco será em franco suíço. Leve euro apenas se realmente for necessário. Clique aqui para mais informações sobre onde comprar Franco Suíço.

    Leia Mais

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *